Links de Acesso

Milhares manifestam-se por Sergei Furgal, na Rússia


Delineação da cidade russa de Khabarovsk no mapa da região
Delineação da cidade russa de Khabarovsk no mapa da região

Milhares de manifestantes na cidade russa de Khabarovsk, no Extremo Oriente, protestaram contra a prisão do governador da região, acusado de envolvimento em vários assassinatos.

A manifestação de sábado na cidade, a 6100 quilómetros a leste de Moscovo, não foi sancionada, mas nenhuma prisão foi registada. A media local deu estimativas da multidão que varia de cinco mil a 35 mil.

Sergei Furgal, governador da região de Khabarovsk, foi preso na quinta-feira e levado de avião para Moscovo, onde foi interrogado e ordenado que fique preso por dois meses. O principal órgão de investigação criminal da Rússia diz que ele é suspeito de envolvimento em vários assassinatos de empresários em 2004 e 2005, antes de sua carreira política começar.

Furgal, membro do Partido Democrata Liberal nacionalista, foi eleito governador em 2018 e é amplamente popular na região. A sua inesperada vitória na eleição governamental refletiu uma crescente frustração pública com as políticas do presidente Vladimir Putin e marcou um revés doloroso para o principal partido do Kremlin, a Rússia Unida.

AP

XS
SM
MD
LG