Links de Acesso

Mike Pompeo no Brasil para reforçar apoio à luta dos venezuelanos


Ernesto Araújo (esq) e Mike Pompeo (dir), em Washington, 13 de setembro de 2019

O secretário de Estado americano Mike Pompeo encontra-se com o seu homólogo brasileiro, Ernesto Araújo, no início da tarde desta sexta-feira, 19, na cidade de Boa Vista, no Estado de Roraima, que faz fronteira com a Venezuela, e onde está maior parte dos venezuelanos que fugiram do seu país em direção ao Brasil.

Ele deve encontrar-se também com alguns venezuelanos.

"O secretário Pompeo irá ressaltar a importância do apoio dos Estados Unidos e do Brasil ao povo venezuelano neste momento de necessidade, visitando migrantes venezuelanos que fogem do desastre provocado pelo homem na Venezuela", diz uma nota da embaixada americana em Brasília.

Pompeo visitará o Posto de Identificação e Triagem da Operação Acolhida, nome dado a um grupo de trabalho humanitário que cuida da imigração venezuelana no Brasil.

O grupo, criado em março de 2018, é integrado pelo Exército, agências da ONU e organizações não governamentais.

O secretário de Estado deve visitar a Paróquia de Nossa Senhora da Consolata, onde vai conhecer a instalação Água, Saneamento e Higiene (Wash), dá uma conferência de imprensa e segue para Bogotá para um encontro com o Presidente colombiano, Ivan Duque.

Nesta viagem que decorrer até domingo, Mike Pompeo pretende destacar o compromisso dos Estados Unidos na defesa da democracia.

O chefe da diplomacia começou o dia em Paramaribo, no Suriname, onde foi recebido pelo recém-eleito presidente, Chan Santokhi.

Ambos discutiram o aumento da cooperação bilateral e oportunidades de parcerias em energia e segurança.

Pompeo também estará na Guiana, onde vai reforçar a promessa de uma parceria norte-americana “baseada em valores, com destaque para oportunidades de investimento mais responsável e transparente do setor privado”.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG