Links de Acesso

Mike Pompeo garante que Administração Trump vai combater interferência russa nas eleições


Mike Pompeo na Câmara dos Deputados

Secretário de Estado diz estar a preparar cimeira Trump-Kim

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, prometeu nesta quarta-feira, 23, que a Administração Trump tomará medidas apropriadas" contra qualquer interferência russa nas eleições parlamentares" de Novembro, mas reconheceu que os responsáveis ainda precisam descobrir como enfrentar essa ameaça.

Numa audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, Pompeo afirmou que as autoridades americanas esperam enfrentar "esforços contínuos" da Rússia para interferir nas eleições para o Congresso.

Os diversos serviços de inteligência americanos concluíram que Moscovo realizou uma campanha clandestina para ajudar o presidente Donald Trump a vencer as eleições de 2016, o que, por sua vez, levou à investigação criminal do procurador especial Robert Mueller, que dura há mais de um ano.

O Presidente Trump tem menosprezado as críticas e regularmente chama a investigação de Mueller de "caça às bruxas", como reiterou nesta manhã.

Entretanto, na audiência no Congresso, o deputado democrata Eliot Engel, afirmou que o governo de Trump "está a oferecer um caminho para a Rússia" porque o presidente russo Vladimir Putin "apoiou o presidente Trump em vez de Hillary Clinton" na eleição presidencial de 2016.

"Se permitirmos a interferência estrangeira nas nossas eleições, desde que apoie os nossos objetivos políticos colocamos o partido antes do país e a nossa democracia em crise", disse Engel.

Cimeira Trump-Kim

Quanto à cimeira entre o Presidente americano e o líder norte-coreano previsto para 12 de Junho em Singapura, o secretário de Estado reiterou que a Administração Trump está a trabalhar nesse sentido e que os Estados Unidos não fizeram qualquer concessão à Coreia do Norte, durante as negociações em curso.

Na semana passada, a Coreia do Norte ameaçou suspender a cimeira ao acusar os Estados Unidos de querem impor uma desnuclearização apenas de Pyongyang.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG