Links de Acesso

Mike Pence acusado de usar email privado para assuntos oficiais


Mike Pence criticou fortemente Hillary Clinton sobre uso de email privado
Mike Pence criticou fortemente Hillary Clinton sobre uso de email privado

Gabinete do vice-presidente e antigo governador de Indiana diz que tudo foi feito dentro da lei

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, utilizou uma conta privada de e-mail para questões de política geral quando era governador de Indiana, informa o jornal "Indianapolis Star".

Os e-mails obtidos pelo jornal do Estado onde Pence era governador até ser eleito mostram que Pence utilizou uma conta privada - que a publicação afirma ter sido pirateada no ano passado - para discutir "assuntos sensíveis e questões de segurança interna".

O "Indianapolis Star", que obteve as mensagens após um pedido ao registoo público, afirma que o gabinete do vice-presidente confirmou que "Mike Pence manteve uma conta de e-mail do Estado e uma conta pessoal".

"Como governador, o senhor Pence cumpriu totalmente a lei de Indiana sobre o uso e a preservação do e-mail", afirmou o gabinete ao jornal.

Durante a campanha presidencial, Pence criticou a candidata democrata Hillary Clinton pelo uso de um servidor de e-mail privado para as comunicações oficiais, um escândalo que a perseguiu até o fim da disputa.

O jornalista que revelou a notícia, Tony Cook, disse ao canal CNN que o porta-voz de Pence "minimizou qualquer comparação com o uso de um servidor e um e-mail privado por parte de Hillary Clinton".

A lei de Indiana não proíbe que os ocupantes de cargos públicos utilizem o e-mail pessoal, mas em geral exige que as mensagens relacionadas a questões oficiais sejam arquivados com fins de informação pública.

O gabinete de Pence afirmou ao jornal que a sua campanha havia adoptado medidas para permitir a transferência ao Estado das mensagens eletrónicas pessoais relativas a temas públicos.

Recorde-se que o uso do email privado de Hillary Clinton para uso oficial foi um dos cavalos-de-batalha de Donald Trump contra a então candidata republicana.

XS
SM
MD
LG