Links de Acesso

Merkel baixa a idade da reforma para os 63 anos


A chanceler alemã cedeu aos parceiros de coligação e aceitou baixar a idade da reforma para os 63 anos, no caso dos trabalhadores com mais de 45 anos de descontos. A Alemanha tem vindo a aumentar a idade de reforma para os 67 anos.

O Governo de coligação entre a CDU de Merkel e os sociais-democratas do SPD concordou em reformas o sector das pensões e também de energia. Em relação às reformas, a ideia é permitir que os trabalhadores com mais tempo de serviço possam reformar-se aos 63 anos, quatro anos antes da idade legal de reforma. A proposta será aprovada em Conselho de Ministros a 29 de Fevereiro.

Esta reforma das pensões era defendida pelo líder dos sociais-democratas e ministro da Economia, Sigmar Gabriel. "As pessoas de que estamos a falar trabalharam de forma extraordinária ao longo da sua vida. Trabalharam em condições duríssimas, conheceram a semana laboral de seis dias e muito mais do que 40 horas", afirmou Gabriel. "Para a minha geração e para os alemães mais jovens do que eu trata-se de uma obrigação moral", acrescentou, citado pelo El Mundo.
XS
SM
MD
LG