Links de Acesso

Mercado europeu aberto a produtos moçambicanos


Processamento de castanha, um dos principais produtos de exportação, Nampula, Moçambique.
Processamento de castanha, um dos principais produtos de exportação, Nampula, Moçambique.

Economista Constantino Marrengula não sabe até que ponto a economia moçambicana está preparada para este desafio.

O embaixador da União Europeia em Moçambique diz que o mercado europeu está aberto à livre circulação de produtos moçambicanos sem quotas nem pagamento de direitos aduaneiros.

O objectivo, segundo António Sanchez Gaspar, é alavancar o empresariado, mas um economista considera isso um desiderato difícil de alcançar, dada a queda do peso da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano.

Mercado europeu aberto a produtos moçambicanos
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:36 0:00

"Convidamos o empresariado moçambicano a aproveitar esta oportunidade de exportar para o mercado europeu com essas facilidades todas, mas observando os procedimentos de qualidade fitossanitária e certificação internacional", afirmou Sanchez Gaspar.

Para a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, "esta é uma oportunidade que as empresas moçambicanas não devem perder, para colocarem os seus produtos no mercado europeu, observando os procedimentos e oferecendo produtos de qualidade".

Contudo, o economista Constantino Marrengula, não sabe até que ponto a economia moçambicana está preparada para este desafio, porque olhando, por exemplo, para aquilo que é a estrutura do PIB, nota-se uma tendência de queda do peso da indústria.

Referiu que neste momento, é mais fácil importar da China ou de qualquer outro país asiático do que produzir no país.

XS
SM
MD
LG