Links de Acesso

Media estatais angolanos só serão livres com administrações independentes - Alexandre Solombe


Alexandre Neto Solombe
Alexandre Neto Solombe

O único meio de garantir a liberdade dos órgãos de informação estatais é a nomeação de conselhos de administração independentes, disse o antigo presidente do MISA Angola Alexandre Solombe.

Media estatais devem ser independentes - 1:55
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:55 0:00

Falando em Luanda Solombe minimizou as notícias de maior abertura por parte do governo de João Lourenço afirmando ter havido apenas “um redireccionamento do estado”.

“Para já o governo tem que garantir que existam conselhos de administração dos órgãos públicos independentes do próprio governo e que não haja interferência política nos órgãos de comunicação social do estado”, disse Solombe para quem "o ministro não pode continuar a telefonar para os responsáveis de conteúdos para ditar se esta ou aquela matéria passem”.

Por seu turno o jornalista Reginaldo Silva que integra o organismo regulador da comunicação social em Angola diz que o poder politico, continua a ditar as regras no sector da Media.
"Só vai haver alteração na Comunicação Social sustentada quando houver mudança do cenário político de facto e para mim ainda não aconteceu”.

“O MPLA continua a mandar e por mais esforços que se façam para se alterar, (isso) tarde ou cedo vai parar ao parlamento e no parlamento está tudo sob controlo do maioritário”, disse.

“A nova lei de imprensa pra mim está contra a constituição quer no espírito quer na letra mas
promover uma alteração desta lei sô se o MPLA quiser", acrescentou

XS
SM
MD
LG