Links de Acesso

MDM confirma prisão de vereador em Nampula no "caso Amurane"


Mahamudo Amurane assassinado a a 4 de Outubro
Mahamudo Amurane assassinado a a 4 de Outubro

Porta-voz do partido duvida se há mais dirigentes presos

O MDM, terceira força política de Moçambique, confirmou nesta quinta-feira, 12, a detenção de um vereador de Nampula, Saide Ali, muito próximo ao edil e apontado por fontes policiais como suspeito na morte do presidente daquele município, mas duvida da prisão de mais membros daquela força política.

MDM confirma prisão de vereador em Nampula no "caso Amurane
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:41 0:00

Mahamudo Amurane, abatido por desconhecidos com três tiros em frente à sua residência, a 4 de Outubro.

Saide Ali, braço direito de Mahamudo Amurane, também membro do MDM, foi preso horas depois do assassinato de Amurane, bem com um empreiteiro de construção civil, Zainar Abdul Satar, que presenciaram o crime.

“O vereador Saide foi o tal que foi detido à primeira, supostamente porque esteve com o malogrado na altura do fatídico crime”, confirmou Sande Carmona, porta-voz do MDM.

Contudo, Carmona revelou ter dúvidas sobre a prisão de um quadro sénior do MDM em Nampula e outros membros do partido entre as 14 pessoas detidos, incluindo o vereador e outro quadro do partido.

Testemunhas oculares, familiares e jornalistas que pediram o anonimato indicam que essas pessoas até então detidas nas celas do comando provincial da Polícia de Nampula.

“Sobre a detenção de membros do MDM (suspeitos na morte de Amurane) ainda não temos informação consistente”, precisou Sande Carmona, esclarecendo que a delegação de Nampula não tem notificação da detenção dos seus membros pelo crime.

O porta-voz disse também que o MDM continua a trabalhar para apurar algumas informações, veiculadas pela imprensa sobre as restantes 13 detenções.

Amurane foi eleito pelo MDM como edil de Nampula, em 2013, mas nos últimos meses vivia debaixo de um fogo cruzado com o partido liderado por Daviz Simango, também edil da Beira, que já afastou qualquer hipótese da morte ser um “ajuste interno”.

O Conselho Municipal de Nampula declinou qualquer comentário sobre as detenções em curso, mas na sexta-feira, 13, a Assembleia Municipal,vai fazer a declaração de morte, o que abre espaço para a realização de eleições intercalares.

XS
SM
MD
LG