Links de Acesso

Martin Fayulu lidera oposição na corrida à Presidência da República Democrática do Congo


Martin Fayulu
Martin Fayulu

Eleições realizam-se a 23 de Dezembro

A coligação da oposição na República Democrática do Congo (RDC) escolheu o empresário e deputado Martin Fayulu como seu candidato às eleições presidenciais de 23 Dezembro.

A decisão divulgada nesta segunda-feira, 12, foi tomada ontem em Genebra, na Suíça, numa reunião de líderes da oposições, entre os quais dois pesos pesados, como o antigo vice-presidente Jean-Pierre Bemba e o antigo governador provincial Moise Katumbi, ambos impedidos de concorrer pelas autoridades judiciais.

Fayulu enfrentará o candidato do partido no poder, Partido Popular pela Reconstrução e Democracia, Emmanuel Ramazani Shadari, na eleição que vai escolher o sucessor de Joseph Kabila no poder desde 2001 depois da morte do pai.

Nas suas primeiras declarações, Martin Fayulu disse ter a certeza de que conseguirá fazer da República Democrática do Congo "um país democrático, livre e independente".

Formado nos Estados Unidos e em França, Fayulu é um antigo executivo de empresas de petróleo e líder de um partido pequeno, chamado de Envolvimento para a Cidadania e o Desenvolvimento.

Forte opositor a Kabila, ele liderou muitas marchas contra o Presidente, tendo sido detido várias vezes.

As eleições de 23 de Setembro são consideradas cruciais para o futuro do país, rico em minerais, mas que nunca teve uma transição pacífica de poder desde que se tornou independente da Bélgica em 1960.

XS
SM
MD
LG