Links de Acesso

Maria do Valle Ribeiro, vice-representante de Ban Ki-moon para a Guiné-Bissau


Maria do Valle Ribeiro, vice-representante especial do secretário-geral da ONU para a Guiné-Bissau
Maria do Valle Ribeiro, vice-representante especial do secretário-geral da ONU para a Guiné-Bissau

Ela se junta ao brasileiro Marco Carmignani, nomeado também vice-presidente, e ao novo representante especial Miguel Trovoada.

O Secretário-geral da ONU Ban Ki-moon nomeou a portuguesa Maria do Valle Ribeiro como vice-representante especial para a Guiné-Bissau.

O porta-voz do secretário-geral da ONU Stephane Dujarric disse, ao fazer o anúncio, que Ribeiro vai actuar também como coordenadora residente das Nações Unidas e representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no país.

Maria do Valle Ribeiro vai suceder Gana Fofang, dos Camarões, que ocupava o cargo desde Fevereiro de 2011. Na ocasião, Ban Ki-moon agradeceu pelo trabalho e dedicação de Fofang durante a sua estada na Guiné-Bissau.

O porta-voz Stephane Dujarric lembrou que a nova vice-representante especial tem mais de 25 anos de experiência nos sectores humanitários e de desenvolvimento em vários cargos na ONU e em organizações internacionais na África, Ásia e no Caribe.

Maria do Valle Ribeiro trabalhava até agora como coordenadora residente da ONU e representante do PNUD em Angola. Antes disso, ela ocupou o mesmo cargo na Mauritânia, entre 2008 e 2010.

No Unicef, a indicada de Ban Ki-moon trabalhou no escritório para a África Ocidental e Central.

Antes de se juntar à ONU, Ribeiro trabalhou ainda para as organizações não-governamentais Save The Children e Concern.

Natural de Portugal, onde nasceu em 1957, Maria do Valle Ribeiro tem um mestrado em política e planeamento de desenvolvimento económico pela Universidade de Wales, no Reino Unido.

Recorde-se que Ban Ki-moon escolheu o antigo presidente de São Tomé e Prínicpe como seu representante especial para a Guiné-Bissau, que terá também como vice-representante especial o diplomata brasileiro Marco Carmignani.

XS
SM
MD
LG