Links de Acesso

Maputo:Governo impede subida de preços dos transportes públicos


Avenida Eduardo Mondlane , Maputo
Avenida Eduardo Mondlane , Maputo

Vinte e quatro horas depois de ter sido anunciada a intenção,o governo determinou o cancelamento do aumento do preço dos bilhetes.

Em Maputo, o governo acaba de impedir o aumento dos preços dos bilhetes de autocarros em cerca de 40 por cento. A medida chegou a ser anunciada pelo director comercial da Empresa Pública de Transportes de Maputo e Matola (TPM) de agravar de cinco para sete meticais (25 cêntimos do dólar americano), a tarifa média actualmente cobrada por cada passagem.
Trata-se de uma medida anunciada na última terça-feira e que era então justificada pela empresa com o aumento do custo do combustível,facto que,segundo a direcção dos TPM, vai agravar o custo das operações.
Vinte e quatro horas depois de ter sido anunciada a intenção,o governo reuniu a direcção dos TPM e determinou o cancelamento do aumento do preço dos bilhetes.
O governo diz ter sido colhido de surpresas pela decisão daquela empresa pública e diz mesmo que não há motivos para o agravamento da tarifa.
O Ministério dos Transportes e Comunicações argumenta que a redução dos custos de operação está garantida pela recente medida tomada pelo governo,que decidiu adquirir 150 autocarros de marca Tata,movidos a gás natural,cujo preço no mercado nacional está a metade do custo dos combustíveis tradicionais:a gasolina e o gasóleo.
Os autocarros em causa foram adquiridos na República da Índia estando já em circulação 32 unidades.

XS
SM
MD
LG