Links de Acesso

Manuel Chang vai batalhar contra e sua extradição


Manuel Chang, deputado e ex-ministro moçambicano
Manuel Chang, deputado e ex-ministro moçambicano

Advogado de antigo ministro moçambicano confirma acusações, dos EUA, no âmbito das dívidas ocultas

O antigo ministro das Finanças de Moçambique e actual deputado da Frelimo, Manuel Chang, é a primeira vítima judicial do chamado caso das dívidas ocultas.

A agência de notícias Bloomberg cita o seu advogado como tendo dito que ele vai lutar contra a sua extradição para os Estados Unidos.

Chang é apontado como tendo sido o ministro que terá dirigido os acordos que levaram ao empréstimo de cerca de dois mil milhões de dólares, contraídos por três empresas públicas moçambicanas, Ematum, ProIndicus e Mozambique Asset Management (MAM).

O advogado do antigo ministro, Rudi Krause, confirmou à Bloomberg que Chang recebeu a acusação do Ministério da Justiça dos Estados Unidos, que diz “respeito a esses três empréstimos”.

“Ele vai se opor ao pedido de extradição", garantiu Krause, posição que será manifestada por Manuel Chang quando se apresentar ao tribunal em audiência no dia 8 e na qual vai fazer um pedido de fiança para aguardar o julgamento em liberdade.

Em causa parecem estar 500 milhões de dólares sobre os quais a consultora Kroll não encontrou qualquer justificação na auditoria feita ao caso “dívidas ocultas”, bem como activos comprados com dinheiro e que estavam alegadamente superfacturas em cerca de 700 milhões de dólares.

Chang foi detido no sábado, 29, em Joanesburgo pelas autoridades moçambicanas em Joanesburgo a pedido da justiça americana que solicitou a sua extradição.

XS
SM
MD
LG