Links de Acesso

Manifestantes vão apresentar queixa contra polícia angolana acusada de brutalidade


Polícia Nacional instaura inquérito para averiguar supostas agressões
Polícia Nacional instaura inquérito para averiguar supostas agressões

Activistas angolanos agredidos e detidos pela Polícia Nacional (PN) na terça-feira, 15, quando o Presidente João Lourenço apresentava o seu discurso sobre o estado da nação no parlamento, vão apresentar na quinta-feira uma queixa formal contra os agentes envolvidos.

A informação foi avançada à VOA por Hitler Samussuku, um dos organizadores do protesto.

A PN disse, entretanto, ter aberto um inquérito às alegadas agressões dos agentes policiais.

“Em função de várias denuncias nas redes sociais, a policia decidiu abrir um inquérito para apurar o que se terá passado”, disse o porta voz do Comando provincial de Luanda Hermenegildo de Brito.

Caso se confirmarem as acusações “os culpados serão responsabilizados”, garantiu o porta-voz, que confirmou que os 28 manifestantes detidos foram libertados.

Entrentato, Hitler Samussuku, um dos manifestantes, diz ter havido bastante brutalidade e que a abertura do inquérito não os satisfaz e promete formalizar na quinta-feira "uma queixa-crime contra os agentes" junto à Procuradoria Geral da Republica de Angola.

No mês de Setembro, os activistas cívicos que se manifestaram nas ruas de Luanda para exigir a João Lourenço a criação de postos de trabalho, prometidos na campanha eleitoral, formalizaram igualmente uma queixa-crime contra o chefe das Operações e o comandante Provincial da Polícia Nacional (PN) de Luanda, mas não houve qualquer resposta até ao momento.

XS
SM
MD
LG