Links de Acesso

Manifestações em Hong Kong continuam mas distúrbios diminuem


Manifestação em Hong Kong a 12 Outubro 2019.

As manifestações pró-democracia de Hong Kong neste sábado foram menores e menos perturbadoras do que os recentes comícios massivos que fecharam grande parte da cidade.

O maior evento do sábado foi uma marcha que incluiu milhares de manifestantes no distrito comercial Mong Kok em Kowloon, em frente aos centros comerciais e financeiros da ilha de Hong Kong.

Alguns manifestantes vestidos de preto pintaram com spray escritórios governamentais e estações de metro com mensagens anti-China. Outros criaram barreiras improvisadas. Alguns vandalizaram lojas porque segundo os manifestantes expressaram apoio a Pequim.

A polícia de choque nas proximidades exibia uma bandeira negra para indicar que dispararia gás lacrimogéneo, mas não tomou nenhuma acção durante a longa marcha da tarde.

A maioria dos manifestantes era jovem e mascarada, mas a multidão também incluía alguns pais com crianças e bebés. Um pai que marchava com a sua filha, ambos com máscaras, disse que não estava preocupado com a segurança deles na manifestação, mas está mais preocupado com o possível controlo repressivo de Hong Kong pelo "governo chinês no futuro".

As manifestações em Hong Kong decorrem desde Junho deste ano. Desde então a polícia já deteve mais de dois mil manifestantes e quase um terço deles é menor de 18 anos.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG