Links de Acesso

Manifestação e renovação do Memorial Amílcar Cabral marcam celebração da Independência de Cabo Verde


Aristides Pereira, primeiro Presidente discursa a 5 de Julho de 1975
Aristides Pereira, primeiro Presidente discursa a 5 de Julho de 1975

Uma manifestação na ilha de S.Vicente para exigir um melhor tratamento por parte do Governo, marca o 44o. aniversário da Independência de Cabo Verde.

Os Sokols esperam reunir cerca de 10 mil pessoas na segunda cidade mais importante do país, Mindelo, que se queixa de abandono por parte do Governo central.

Manifestação e renovação do Memorial Amílcar Cabral marcam celebração da Independência de Cabo Verde
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:14 0:00

Entretanto, na capital Praia, ao colocar a coroa de flores no memorial Amílcar Cabral, nesta sexta-feira, 5, o Presidente disse à imprensa que cabe olhar o futuro "com mais ambição e responsabilidade, na procura sempre de equilíbrio e igualdades para todos".

Jorge Carlos Fonseca considera que "todos devem trabalhar para reforçar a democracia e o crescimento económico", a fim de oferecer mais e melhores condições de vida aos cidadãos nas diferentes ilhas do arquipélago, sem esquecer a vasta comunidade emigrada.

Em jeito de balanço, o Chefe de Estado afirmou que a caminhada tem sido positiva, mas ressalva a necessidade de se olhar o futuro com mais determinação e cultura de responsabilidade, "já que os desafios ainda são muitos".

A cerimónia de colocação da coroa de flores deste ano acontece, com o espaço onde está localizado o memorial Amílcar Cabral, de cara nova, após as obras de requalificação realizadas pela Câmara municipal da Praia.

Depois da polémica e vários comentários sobre a ideia avançada no sentido da deslocalização do memorial para outro ponto da cidade, a edilidade da capital resolveu requalificar o espaço, medida que foi enaltecida por Jorge Carlos Fonseca.

Também o presidente da Associação dos Combatentes e antigo ministro da Educação, Carlos Reis, vê a iniciativa como "sinal de valorização do património histórico" e elogia a Câmara da Praia pelo trabalho realizado.

Em Washington, o Departamento de Estado saudou a independência do país e destacou as relações entre os dois povos há mais de 200 anos, cuja celebração aconteceu recentemente nos dois países.

"Por dois séculos, celebramos uma história compartilhada marcada pelo compromisso com os valores democráticos, o livre comércio, a segurança marítima e a prosperidade económica. Elogiamos Cabo Verde pelo seu desenvolvimento económico na última década", diz a nota concluindo que o arquipélago "continua a ser um modelo de sucesso na região".

XS
SM
MD
LG