Links de Acesso

Manica: Detidos ladrões de cabos eléctricos

  • André Baptista

Cabos de transporte de energia

Empresa pública de electricidade diz que perdeu mais de 130 mil dólares por causa do vandalismo; recuperados vários utensílios feitos de alumínio fundido.

A polícia de Manica anunciou, hoje, 31, a detenção de quatro pessoas na posse de vários utensílios domésticos e moageiras feitos com base em cabos eléctricos e cantoneiras roubados à empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM).

A EDM diz que teve um prejuízo de oito milhões de meticais (133.3 mil dolares) resultante da vandalização de material eléctrico, no primeiro semestre de 2017 na província de Manica.

“Foi feita uma operação policial em residências no bairro 7 de Abril em Chimoio e nos dois principais mercados da cidade, que acabou na detenção dos envolvidos nos roubos do material electrico e os utensílios produzidos na base deste material”, disse Leonardo Colher, chefe do departamento das relações públicas no Comando da Polícia.

O material eléctrico foi roubado em vários distritos, principalmente no distrito de Manica, onde várias torres de transporte de energia foram vandalizadas para se retirar cantoneiras, cabos electricos e roldanas de alumínio, que depois são fundidos para fabricar utensílios domésticos.

Colher assegurou que a operação vai continuar para travar a onda de roubos a empresa.

“O roubo de material eléctrico havia reduzido, mas este ano voltou a disparar e a criar enormes prejuízos à empresa e na expansão da rede”, disse Lucas Josse, técnico da EDM, afiançando que além de perdas elevadas a empresas, numerosos clientes ficaram privados de energia com os roubos.

A empresa vai destruir todos os utensílios apreendidos pela polícia.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG