Links de Acesso

Mandela completa 95 anos


Nelson Mandela numa foto de arquivo (2007)
Nelson Mandela numa foto de arquivo (2007)
A saúde do ex-presidente Nelson Mandela está a “melhorar progressivamente” no dia em que faz 95 anos.

O Presidente Jacob Zuma desejou os parabéns a Mandela dizendo que a África do Sul está orgulhosa de identificar este herói internacional como seu.
A filha do Mandela, Zindzi Mandela, confirmou hoje que a saúde do seu pai está a melhorar.

“Houve algumas ocasiões quando eu estava muito insegura e duvidosa e com muito medo do que iria acontecer. Mas durante as ultimas três semanas, eu vi uma mudança para melhor,” disse a filha.

Zindzi diz que está “confiante” que o seu pai vai voltar para casa dentro em breve.
O herói anti apartheid passou mais de um mês num hospital em Pretória por causa da uma infecção recorrente dos pulmões.

Os Sul-africanos têm grandes planos para celebrar o aniversário de Mandela, um dia que já foi designado como um dia internacional de serviço.

Conhecido como “Dia de Mandela”, pessoas através do mundo estão a dar 67 minutos do seu tempo a participar em algo caridoso, ou um minuto por cada ano que ele dedicou à sua luta pela justiça social.

O Presidente Barack Obama, que visitou África do Sul no mês passado, disse que as pessoas através do mundo inteiro podem honrar Mandela através de actos de serviço público.

Mandela é reverenciado na África do Sul devido ao seu papel na terminação oficial da discriminação racial e do governo da minoria branca. Após passar 27 anos na prisão, ele ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1993 e foi eleito como o primeiro presidente negro na África do Sul no próximo ano.




XS
SM
MD
LG