Links de Acesso

SIDA em Malanje: "Devemos intensificar acções para educação e saúde"


Em guerra contra a SIDA.Supervisor provincial do programa de luta contra a SIDA em Malanje Júlio Borges Saquesseque
Em guerra contra a SIDA.Supervisor provincial do programa de luta contra a SIDA em Malanje Júlio Borges Saquesseque

Testes levados a cabo na capital provincial são considerados "ínfimos"

O supervisor provincial do programa de Luta contra o VIH/SIDA em Malanje Júlio Borges Sequesseque confirmou o registo de 446 novas infecções de VIH, entre as 25.094 mulheres grávidas, adultos e crianças testadas de Janeiro a Setembro deste ano ao nível da região.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:13 0:00
Faça o Download

Dos testes efectuados, 12.973 foram em mães grávidas, 11.187 em adultos, enquanto 934 foram crianças. Mais de 300 seropositivos estão a ser acompanhados.

Pelo menos dez pessoas morreram, vítimas da SIDA em Malanje desde o início do corrente ano. As localidades mais endémicas são os municípios sede Cacuso, Calandula e Caculama.

SIDA: Cabo Verde um caso de sucesso, Angola mantém "meta Zero"

Malanje tem uma densidade populacional estimada em cerca de um milhão de habitantes, e o director provincial de Saúde, o médico Pedro José António considerou ínfimos os 94.078 testes realizados em 2013, 2014 e nos três trimestres deste ano.

“É muito pouco, o que significa dizer que a nossa luta para sensibilizar as pessoas, cada um de nós deve saber o seu estado serológico deve prosseguir e devemos intensificar as acções de educação para a saúde”, acrescentou.

XS
SM
MD
LG