Links de Acesso

Malanje: Novas unidades sanitárias encerram por falta de técnicos


Foto de arquivo.
Foto de arquivo.

Ordenados em atraso ascendem a seis meses

Unidades sanitárias recém-inauguradas nos municípios de Malanje e Calandula estão inoperantes por falta de técnicos, foi revelado no final da 1ª reunião alargada do conselho de direcção de saúde desta província, realizada ontem nesta capital.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:21 0:00
Faça o Download

O comunicado final do encontro indica que “como alternativa à referida situação, as direcções municipais, têm recorrido à contratação local,” mas mesmo assim “ainda há dificuldades em liquidar os ordenados de seis meses”.

O documento diz ainda que que estão a ser feitas “diligências para serem substituídos por técnicos com formação técnica aceitável” no município de Calandula.

O mesmo recomenda que “as direcções municipais, devem coordenar melhor com as administrações municipais, de forma a assegurar a boa aplicação dos fundos de Atenção Primaria de Saúde alocados aos municípios”.

A Direcção Provincial de Saúde de Malanje foi mobilizada para accionar mecanismos institucionais viáveis para se ultrapassar a situação

Esta primeira reunião alargada da direcção de saúde na região constatou que o défice de técnicos nas unidades hospitalares, centros e postos de saúde pode estar ligado à deficiente gestão de recursos humanos pós-formação.

XS
SM
MD
LG