Links de Acesso

Malanje: MECANAGRO em greve


Trabalhadores protestam salários em atraso. Greve pode afectar campanha agrícola

Os 64 trabalhadores da Empresa Nacional de Mecanização Agrícola – Empresa Pública (MECANAGRO - E.P) em Malanje desencadearam há sete dias uma greve geral até a entidade patronal pagar os mais de sete meses de salários em atraso.
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:17 0:00
Faça o Download

O primeiro secretário da Comissão Sindical da referida instituição pertencente a Direcção Provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Manuel José Pinto referiu que outros dois pontos constam do caderno reivindicativo entregue a entidade patronal.

“Para além dos salários em atraso perguntamos porquê a empresa até agora não nos paga os salários a tempo e hora e pedimos também a unificação dos salários,” disse.

Pinto afirmou que estão por pagar os salários de Setembro do ano passado a Março deste ano.

“Para sustentar a família só Deus é que sabe, é difícil só nos lares já temos problemas com a famílias, com a esposa, os filhos doentes, mulheres doentes, é preciso pagar propinas na escola para os filhos, os filhos doentes estamos mesmo assim”, lamentou um dos grevistas.
Angola Malanje Mecanagro
Angola Malanje Mecanagro
Com o advento da paz, o espaçamento para a liquidação dos salários aumenta e a questão é resolvida depois da paralisação de toda actividade laboral.

“Será que com a paz que nós temos, será que na empresa não há desenvolvimento?”, questionou outro funcionário, acrescentando que “se em tempo de guerra a gente não atrasava o salário, porquê é que a paz veio para todo o mundo e atrasamos com esse salário de sete meses”.

A greve geral dos trabalhadores da Empresa Nacional de Mecanização Agrícola – Empresa Pública na província de Malanje é legal confirmou o secretário-executivo da União dos Sindicatos locais, António José.

A paralisação de toda actividade da Empresa Nacional de Mecanização Agrícola – Empresa Pública vai influenciar negativamente o programa do Governo angolano quanto à preparação de terras dos camponeses o para aumento da produção agrícola e combate à fome e redução da pobreza.

O Governador de Malanje, Norberto Fernandes dos Santos tomou conhecimento da situação e orientou o director regional da MECANAGRO a fornecer informações com maior brevidade possível.
XS
SM
MD
LG