Links de Acesso

Malanje forma técnicos no combate à malária


 Laboratorio de treino fornecido pela USAID
Laboratorio de treino fornecido pela USAID

Programa teve apoio da iniciativa do Presidente Obama contra a malária

Quinze chefes de laboratórios de unidades sanitárias de oito municípios de Malanje terminaram na semana passada um seminário de capacitação no domínio das técnicas de diagnóstico da malária numa organização da Consaúde (Consultoria de Gestão em Saúde).

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:10 0:00
Faça o Download

O evento, financiado no quadro da Iniciativa do Presidente americano contra a Malária (PMI), através da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) potenciou os novos supervisores com conhecimentos teórico-práticos para melhorar o diagnóstico da malária.

Coordenadora dos projectos da Consaude Franscica Romeu
Coordenadora dos projectos da Consaude Franscica Romeu

A coordenadora do projecto da luta contra a malária em Malanje da empresa angolana de Consultoria de Gestão em Saúde Francisca Romeu afirmou que depois de 10 dias de formação os participantes estão aptos para intervir na cidade ou no campo.

“Cingiram-se mais no controlo da qualidade ao nível dos balneatórios, das dificuldades que têm tido para conseguirem dar o resultado deste ou daquele teste”, explicou.

A Consaúde capacitou técnicos de unidades sanitárias dos municípios de Caculama, Cacuso, Calandula, Luquembo, Malanje, Kambundi-Katembo, Kiwaba-Nzoji e Quela.

As normas de diagnóstico laboratorial da malária, observação microscópica das quatro espécies do plasmódio que habitam em Angola e sua morfologia foram tratados na formação do programa de combate à doença do Ministério da Saúde, iniciado em 2007 nos 14 municípios de Malanje.

Formador de tecnicos de malaria Francisco Miguel
Formador de tecnicos de malaria Francisco Miguel

Segundo o formador Francisco Miguel, as sessões convergiram também “no estudo do plasmódio falciparum, vivax, ovale e malariae, suas fases de desenvolvimento e ciclo evolutivo da malária”, confirmado que “caberá aos formandos a capacitação dos técnicos de diagnóstico da malária” nas localidades de origem.

O representante do Hospital Sanatório de Malanje Alexandre David Escovalo disse que os novos conteúdos adquiridos vão ajudar a dignificar o trabalho junto dos pacientes.

XS
SM
MD
LG