Links de Acesso

Milhares de crianças não têm escola em Malanje


Instituto Médio Agrário de Malanje
Instituto Médio Agrário de Malanje

Centenas de crianças de aldeias do interior da província de Malanje não conhecem o ABC por falta de escolas e professores, há vários anos.

Centenas de crianças de aldeias do interior da província de Malanje não conhecem o ABC por falta de escolas e professores, há vários anos.

Na comuna de Caribo, município de Cangandala, onde mais de cem crianças estão em casa, o administrador comunal, Roque Rebelo Muhongo, disse à VOA que o sector da educação enfrenta enormes dificuldades, que não existem escolas de carácter definitivas, que há número insuficiente de professores e que não há condições de habitabilidade.

“Temos, ao nível da comuna, duas escolas e nove salas de aulas.Temos 794 alunos matriculados, sendo 550 masculinos, 244 femininos e, fora do sistema de ensino, temos 131 alunos, sendo 97 masculinos e 34 femininos. Professores existentes são 19 e temos como necessidade 10 professores” - especificou Muhongo.

No município de Cangandala o problema estende-se a comuna do Bembo, 85 quilómetros a sul daquela municipalidade, isolada por estrada há vários anos.

A oeste desta região, no município de Cacuso, em aldeias da comuna de Quizenga a actividade docente-educativa foi interrompida há vários anos, como confirmou o administrador Francisco Inock.
Doze bairros conformam a circunscrição, que possui apenas duas escolas do ensino primário frequentada por jovens com mais de 20 anos. Refere, a propósito, Inock:“Temos problemas porque os jovens estudam até a sexta classe, não têm mais escolas! Por isso, nós estamos a lutar para que tenhamos energia, como temos aí um gerador para que haja aulas nocturnas. Ver um jovem de 24/25 anos na sexrta classe é inconcebível”.

O município de Kalandula necessita de cerca de 200 novos professores de diferentes níveis para suprir o défice, apesar da repartição contar com 510 agentes de ensino. Muitas aldeias estão sem cobertura por inexistênica de quadros e espaço físico.

Com uma população estimada em 72.422 habitante, distribuídos pelas comunas sede - Kota, Kinje, Kateco Kangola e Kuale - o município conta com apenas 26 escolas que leccionam em três subsistemas de ensino, nomeadamente o primário,o I ciclo de ensino e o secundário, em que estão matriculados 19.147 alunos.

XS
SM
MD
LG