Links de Acesso

Mais testes ao corpo de José Eduardo dos Santos


José Eduardo dos Santos
José Eduardo dos Santos

Justiça espanhola diz que restos mortais serão eventualmente entregues à família mas não especifica precisamente a quem

Um tribunal espanhol disse ser preciso realizar mais testes ao corpo do antigo Presidente angolano José Eduardo dos Santos, enquanto aumentam as incertezas sobre a quem os restos mortais serão eventualmente entregues.

Mais testes ao corpo de Jose Eduardo dos Santos – 2:03
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:32 0:00

Na semana passada, resultados preliminares de um autópsia pedida pela filha do antigo Presidente Tchizé dos Santos indicaram não ter havido indícios de qualquer evenenamento e no fim de semana o jornal New York Times citou um juiz que analiza o caso como tendo dito que o corpo deveria ser entregue à família.

O juíz Francisco Gonzalez Maíllo disse que “se não houver nada o corpo tem que ser entregue à família”.

Por outro lado, a agência de notícias francesa AFP citou uma declaração de um tribunal na Catalunha que disse serem necessários mais testes para se verificar que a sua morte foi devido a causas naturais.

O tribunal afirmou “não concordar em entregar o corpo de dos Santos à família” .

“Embora a autópsia preliminar tenha afirmado que a sua morte foi natural, o magistado concordou em testes adicionais já que houve uma queixa sobre ameaças ao indivíduo”, acrescenta a declaração.

O tribunal afirmou ainda na sua declaração que o corpo não será entregue antes dos resultados desses testes ou enquanto permanecer por esclarecer qual o familiar a quem o corpo deve ser entregue para o enterro.

Sendo asim a luta pelo corpo de José Eduardo dos Santos vai continuar mesmo depois de testes adicionais serem feitos.

Numa declaração que intensifica a embaraçosa luta pelos restos mortais do antigo Presidente angolano, o filho José Filomeno dos Santos, “Zenu”, juntou-se à sua irmã Tchizé afirmando que é a família quem deve decidir sobre o enterro do pai,

"O Estado não tem uma obrigação constitucional para assumir o enterro do meu pai”, disse "Zenu" dos Santos numa delaraçao ao New York Time acrescentando que “decisão jaz com a família”.

Mas sabendo-se que a viúva Ana Paula dos Santos afirma ter direito ao corpo como esposa do ex-Presidente a batalha pelo corpo de José Eduardo dos Santos vai continuar.

Ela encontrava-se separada do marido embora nunca se tivessem divorciado.

Os quatro fillhos de Ana Paula dos Santos (Eduane, Eduardo, Houston e Joseana) o filho da terceira mulher Maria Bernarda Gourgel (José) e ainda um filho de outro relacionamento não se pronucniaram publicamente sobre o assunto.

XS
SM
MD
LG