Links de Acesso

Mais de 30 milhões para Moçambique - União Europeia apoia recuperação pós-ciclones


Mães de Moçambique: Marta Domingo, 26 anos
Mães de Moçambique: Marta Domingo, 26 anos

A União Europeia vai apoiar a implementação do Mecanismo de Recuperação pós-ciclones em Moçambique, com 34.3 milhões de euros.

O respetivo acordo foi assinado, hoje, 22 de abril, em Maputo, com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que vai gerir com o governo de Moçambique a implementação de ações que incluem a reabilitação de infra-estruturas comunitárias e públicas; e a promoção de oportunidades económicas e meios de subsistência para a população afectada.

Um ano depois do ciclone Idai, Sofala ainda precisa de ajuda humanitária
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:27 0:00

Consta que nessas ações será dada especial atenção às mulheres e outros grupos vulneráveis das zonas atingidas pelos ciclones Idai e Kenneth em 2019.

O Embaixador da UE em Moçambique, Antonio Sánchez-Benedito Gaspar disse que "o objetivo da contribuição é reconstruir melhor, dando enfoque a infraestruturas resilientes e promover oportunidades económicas para o desenvolvimento sustentável.

E o Representante-adjunto do PNUD, Francisco Roquette, disse que o acordo “fará uma grande diferença na vida das pessoas, e que nestes tempos excecionais para o mundo devido à crise da COVID-19, a sua organização e parceiros farão todos os esforços para garantir que esta e outras iniciativas também respondam a esta crise”.

O Mecanismo de Recuperação realiza intervenções nas províncias directamente afectadas pelos ciclones, Sofala e Cabo Delgado, e deverá estender as suas actividades às províncias de Inhambane, Manica, Nampula, Tete e Zambézia.

Sofala: Crianças pescam para alimentar familias desalojadas
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:06 0:00

Participaram na assinatura o ministro de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Osvaldo Móises Machatine, e o Director executivo do Gabinete de Reconstrução, Francisco Pereira.

XS
SM
MD
LG