Links de Acesso

Mais de 3 toneladas de marfim de Moçambique apreendidas no Cambodja


Dentes de elefante. Imagem de arquivo
Dentes de elefante. Imagem de arquivo

As autoridades do Cambodja apreenderam mais de três toneladas de marfim, escondidas num contentor chegado de Moçambique, segundo informações da alfândega neste domingo, 16 de Dezembro.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a descoberta de 1026 dentes de marfim no Porto Autónomo de Phnom Penh deveu-se a uma pista da embaixada americana.

O contentor chegou ao Cambodja no ano passado, vindo de Moçambique, e o seu destinatário, cuja identificação não se sabe, nunca foi ao porto levantar.

A demanda de marfim por parte da China e do Vietname tornou o Cambodja um ponto de trânsito chave para a troca ilegal de marfim.

"Os dentes de elefante estavam escondidos entre mármore num contentor abandonado", informou Sun Chhay, director da Alfândega de Phnom Penh à agência de notícias AFP.

Sun Chhay disse não se saber se o carregamento tinha como destino outros países.

Comércio ilegal de marfim entre China e África
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:24 0:00

Nos últimos cinco anos, o Cambodja tem feito grandes apreensões de marfim. A maior anterior a esta foi em 2014, em que as autoridades cambodianas apreenderam cerca de três toneladas num contentor de feijão.

No ano passado, o Cambodja apreendeu cerca de uma tonelada de marfim, também num contentor abandonado, cujo dono era uma empresa sediada em Moçambique.

XS
SM
MD
LG