Links de Acesso

Maioria dos americanos considera inapropriado despedimento do director do FBI


Trump e Comey
Trump e Comey

Cerca de 54 por cento dos americanos consideram inadequada a decisão do Presidente americano de demitir, na terça-feira, 9, o director do FBI, James Comey, de acordo com uma pesquisa divulgada pela emissora NBC.

A sondagem também indica que 46 por dos entrevistados acreditam que o real motivo da demissão foi a investigação liderada por Comey sobre uma suposta ligação entre a Rússia e a equipa de campanha de Trump, embora a Casa Branca diga que o real motivo foi o caso que envolveu Hillary Clinton e o uso de contas privadas de e-mail quando a ex-primeira-dama era secretária de Estado.

O Presidente admitiu em entrevista à cadeia NBC que de qualquer forma ia demiti-lo.

O levantamento da Survey Monkey revela ainda que apenas 24 dos americanos acreditam na versão oficial do Governo, enquanto 22 por cento consideram existir um outro motivo.

Entre os eleitores democratas, 67 por cento acreditam que foi a investigação sobre as ligações entre a campanha de Trump e a Rússia o real motivo, enquanto apenas 13 por cento confiam na versão oficial.

O cepticismo também reina entre os eleitores republicanos: menos da metade (43) confiam na versão divulgada pela Casa Branca, enquanto 22 por cento das pessoas apostam na ligação com o Kremlin.

Porém, 79 por cento dos republicanos consideram apropriada a demissão de Comey, enquanto 83 por cento dos democratas a rejeitaram.

A Survey Monkey realizou a sondagem nos dias 10 e 11 deste mês, com pesquisas online a 3.746 pessoas e a margem de erro é de 2,5 por cento.

XS
SM
MD
LG