Links de Acesso

Maior partido da oposição sul africana elege o seu primeiro líder negro


Mmusi Maimane
Mmusi Maimane

Escolha de Mmusi Maimane vista como "marco histórico"para o partido e país. "Liberdade sem oportunidades nada significa", diz novo líder

O principal partido da oposição sul africana, a Aliança a Democrática, elegeu o seu primeiro líder negro, o que é considerado como um passo importante para ser uma alternativa ao Congresso Nacional Africano, ANC , no poder.

A aliança, considerada por muitos como um partido da classe média de cidadãos brancos, venceu 22 %dos votos nas eleições do ano passado e quer alargar o seu apoio aos eleitorado negro.

Mmusi Maimane, de apenas 34 anos de idade, juntou-se à Aliança Democrática em 2009.

A anterior dirigente do partido Hellen Zille abandonou o cargo depois de oitos anos de liderança do partido

Maimane disse depois de ter sido eleito numa votação secreta que muitos jovens negros sul africanos continuam a não gozar de oportunidades tal como acontecia no tempo do apartheid.

" A liberdade nada singifica se não houver oportunidades", disse Maimane que foi ovacionado de pé peloes memros do seu partido

Maimane ocupava anteriormente o cargo de líder parlamentar da Aliança Democrática.

Cresceu no Soweto e afastou-se do ANC para se juntar à Aliança Democrática que tem estado a pressionar para que sejam iniciadas acções judiciais contra o Presidente Jacob Zuma por alegada corrupção.

“Não se engane Senhor presidente você vai responde em tribunal”, disse o novo dirigente da oposição sul africana

“Ninguém está acima da lei e nenhum partido tem um direito divino de governar este país”, acrescentou.

A antiga dirigente do partido Hellen Zille disse que a eleição do novo dirigente é “um ponto de viragem não só para a Aliança mas também para a África do Sul”.

O jornal Sunday Times disse num editorial que a eleição de Maimane é "um marco para a Aliança Democrática e para a África do Sul".

"Nas últimas duas décadas a nossa política tem sido uma questão negros contra brancos com o ANC visto com um partido dos anteriormente oprimidos e a AD como umpartido de interesses brancos", acrescentou o jornal

XS
SM
MD
LG