Links de Acesso

Médico guineense questiona decisão de manter pacientes com coronavírus em casa


Praça Heróis Nacionais em Bissau
Praça Heróis Nacionais em Bissau

A Guiné-Bissau viu aumentar para oito o número de casos do novo coronavírus e entre os novos infetados encontram-se uma criança de dois anos e um deputado.

Médico guineense questiona decisão de manter pacientes com coronavírus em casa
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:46 0:00

Tumane Balde, membro da comissão interministrial criada para ajudar na provenção e combate à pandemia, assegurou que “as oito pessoas estão isoladas nas suas residências e a vida delas não está em perigo”.

Entretanto, o médico Edwis Edson Pereira Martins questiona o fato de as pessoas infetadas ficarem nas suas casas.

"É absurdo pensar que as pessoas com covid19 podem ficar nas suas casas, como se fosse um simples paludismo (malária), com estas medidas os casos vão aumentar", garante, defendendo também que os profissionais de saúde sejam treinados para poderem lidar com os pacientes.

"Temos centros hospitalares nas regiões e os técnicos de saúde devem ser capacitados para poderem saber como lidar com os casos de coronavirus e eles também precisam de espaços de quarentena”, lembra.

De salientar que, desde a semana passada, não há circulação de pessoas, ao mesmo tempo que aumentam queixas de falta de alimentos e dos preços dos produtos da primeira necessidade, com os mercados a terem um horário limitado de funcionamento.

XS
SM
MD
LG