Links de Acesso

Lula da Silva é réu em mais um processo

  • Patrick Vaz

Lula da Silva com seus apoiantes

Coligação de 2014 Dilma-Temer será julgada e pode ser cassada

A Polícia Federal acusou formalmente o antigo Presidente Lula da Silva de corrupção passiva num novo processo da Operação Zelotes, na parte da investigação que trata da suposta compra de decretos presidenciais.

Os advogados de Lula repudiam toda e qualquer ilação sobre o seu envolvimento em actos ilícitos a respeito da edição da MP 471, alvo da Operação Zelotes.

Mais 12 pessoas foram acusadas, entre elas ex-ministros e empresários.

Por outro lado, o juiz Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou o julgamento do processo que pretende cassar a chapa formada pelo Presidente Michel Temer e a antiga Presidente Dilma Rousseff.

Cabe agora ao presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, marcar uma data para análise do processo no plenário, composto por sete ministros.

Além das alegações finais pelas partes, também já foi anexado ao processo o parecer final do Ministério Público, que pede a cassação do mandato de Temer e a inelegibilidade de Dilma por oito anos.

A acusação aponta abuso de poder político e económico na disputa, sobretudo com uso de recursos desviados da Petrobras para abastecer a campanha do PT.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG