Links de Acesso

Lula da Silva aceita ser ministro


Dilma Rousseff e Lula da Silva
Dilma Rousseff e Lula da Silva

Dilma Rousseff reúne núcleo duro do Governo de emergência para analisar denúncias do antigo senador do PT Delcídio do Amaral sobre corrupção no Executivo.

O antigo Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva aceitou ocupar um ministério no Governo Dilma Rousseff, informou à Reuters nesta terça-feira, 15, uma fonte do Palácio do Planalto.

Lula da Silva aceita ser ministro 2:30
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:48 0:00
Faça o Download

Lula da Silva deve ocupar a Secretaria de Governo, actualmente na posse de Ricardo Berzoini, mas com mais poderes.

O Palácio do Planalto não confirmou ainda a notícia que deverá ser transmitida no final do encontro entre o antigo Presidente e dilma Rousseff.

Havia dúvidas sobre qual pasta que o ex-Presidente aceitaria, Casa Civil ou Secretaria de Governo, já que a Casa Civil teria, em tese, mais poder.

Ao mesmo tempo, a Casa Civil inclui também uma grande parte administrativa que Lula da Silva não gostaria de ter que lidar para poder se concentrar no rearranjo político do Governo.

Entretanto, no final desta manhã, com a homologação e divulgação da delação premiada do senador do PT Delcídio do Amaral, a Presidente convocou seus ministros mais próximos para uma reunião de emergência, tentando avaliar o impacto das novas denúncias.

Roussef também convocou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para dar explicações sobre as acusações de Delcídio de que teria oferecido dinheiro e ajuda ao senador, ex-líder do Governo no Senado, para que ele não fizesse a delação.

De acordo com duas fontes do Palácio da Alvorada citadas pela Reuters, a Presidente ficou assustada com o espectro da delação de Delcídio Amaral e sem condições de avaliar o impacto que as novas denúncias terão no seu Governo.

XS
SM
MD
LG