Links de Acesso

Lula da Silva diz que reeleição de Biden "é um estímulo" para ele em eventual recandidatura


Biden US Brazil
Biden US Brazil

Em entrevista, Presidente brasileiro não diz não à reeleição mas afirma que ainda é cedo.

O Presidente brasileiro admite candidatar-se à reeleição de 2026 depois de há um ano ter dito apenas iria cumprir um mandato.

“Ele (Biden) disse: ‘Vou’. Eu falei: ‘Isso é um estímulo’, sou mais novo que ele”, afirmou Lula da Silva em entrevista à estação televisiva brasileira SBT nesta quinta-feira, 6, ao referir-se a uma conversa que manteve com o Presidente americano, Joe Biden, em Hiroshima, Japão.

Biden, de 80 anos de idade, vai no seu primeiro mandato e está em campanha para a sua reeleição em 2024.

Entretanto, ao ser questionado directamente se vai concorrer ao cargo, Lula, de 77 anos de idade, disse que discutir a eleição neste momento seria uma “irresponsabilidade”.

“Estou no começo do mandato", respondeu sem negar definitivamente uma candidatura, embora tenha reiterado que vai trabalhar muito “para que o Governo tenha um candidato”.

Lula da Silva advertiu para a necessidade de haver "muita paciência, muito cuidado” em 2026.

“Não vou permitir que ministro meu faça política antes do tempo. Fazer política depois que chegar Março ou Abril de 2026, que tiver a convenção partidária, quiser ser candidato, se afastar do Governo, pode ser candidato. Todo mundo pode ser candidato”, concluiu o Presidente brasileiro.

A 1 de Julho do ano passado, ainda na campanha eleitoral, Lula da Silva disse que com 81 anos não pretendia recandidatar-se e que haverá "gente nova".

"Eu tenho quatro anos para dedicar cada minuto para fazer mais do que eu fiz em 8, para entregarmos um Brasil feliz, com bom salário, previdência. Um país que não deixe uma pandemia matar mais de 600 mil pessoas com um presidente sem derramar uma lágrima por ninguém", afirmou.

Fórum

XS
SM
MD
LG