Links de Acesso

Lula acusado na Operação Lava Jato


Lula da Silva
Lula da Silva

Procuradores afirmam que o ex-presidente recebeu vantagens indevidas referentes à reforma de um triplex em Guarujá feita pela empreiteira OAS.

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi acusado nesta quarta-feira, 14, à Justiça pela primeira vez no âmbito da Operação Lava Jato.

A acusa também inclui a esposa de Lula, Marisa Letícia da Silva, e outras seis pessoas.

Os detalhes da acusação serão revelados ainda nesta tarde por procuradores do Ministério Público Federal (MPF).

Os procuradores afirmam que o ex-presidente recebeu vantagens indevidas referentes à reforma de um triplex em Guarujá (SP) feita pela empreiteira OAS.

Segundo o MPF, a reforma foi oferecida a Lula como compensação por acções do ex-presidente no esquema de corrupção da Petrobras.

A acusação também inclui os nomes do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro.

Os outros quatro acusados são pessoas ligadas à empreiteira Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Valente Gordilho, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira.

O MPF investiga ainda se as obras realizadas pela Odebrecht numa propriedade frequentada pela família de Lula em Atibaia (SP) também consistem em vantagens indevidas recebidas pelo petista.

No entanto, nenhum representante dessa empreiteira foi incluído na acusação apresentada hoje.

XS
SM
MD
LG