Links de Acesso

Lubango celebra aniversário com grandes problemas e desafios


Cidade espera por melhores dias
Cidade espera por melhores dias

Lubango, na província angolana da Huila, assinala na sexta feira, 31, 96 anos de existência como cidade, numa altura em que os habitantes se queixam do aprofundar dos problemas sociais e económicos.

Fraco saneamento básico, deficientes serviços sociais de saúde e de educação a somar à crise no fornecimento de luz eléctrica provocada pela escassez de combustível no mercado marcam o dia-a-dia dos munícipes do Lubango que tem mais de um milhão de habitantes.

Lubango e os problemas da sua idade - 2:51
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:04 0:00

O cidadão Sérgio Sousa lamenta o crescimento desordenado da capital da província sem um plano de urbanização.

“Lubango desenvolveu, mas houve um crescimento muito grande da cidade sem um plano de urbanização adequado para a acompanhar esse desenvolvimento”, sublinhou, acrescentando que "hoje é essencialmente uma cidade de zinco”.

Sem colocar de parte o lado social dos seus habitantes que carecem de melhorias em quase tudo, o antigo funcionário bancário Fernando Silveira olha para o actual quadro económico e receia ainda tempos piores para a já difícil situação das empresas na antiga Sá da Bandeira.

“Hoje se você dar uma volta pelo Lubango há empresas que já foram sólidas e estão menos sólidas, muitas delas fecharam porque não tinham chances de sobreviver”, disse, fazendo notar a falta de apoio às empesas e as taxas de juro dos bancos que podem chegar aos 28%.

“Eu não sei se não vai haver mais empresas a fechar”, rematou.

No Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2019 o município do Lubango tem destinada uma verba de cerca de dois mil milhões de kwanzas, valores que, segundo o seu administrador municipal, está longe de responder à demanda.

Armando Vieira faz comparações e entende que o município devia ter outra atenção do Governo central.

“Se verificarem o município do Lubango tem muito mais população que muitas províncias do país pelo que eu acho que seria correcto termos um orçamento diferenciado de forma a que possamos não só implementar projectos sociais que mexam com a vida das pessoas, mas também que possamos materializar as nossas ideias e as ideias das comunidades”, afirmou.

Ele reconheceu que tem "dificuldades de exercer o trabalho com a melhor eficiência”.

A implementação em curso do projecto de infra-estruturas integradas de subordinação central avaliada em mais de 200 milhões de dólares, que contempla a reabilitação de estradas, ruas e passeios do Lubango num período de três anos, é vista como a melhor iniciativa que tenta mudar a desgastada imagem da cidade.

A 31 de Maio de 1923, Lubango ascendeu à categoria de cidade.

A data marca a chegada à então Sá da Bandeira do primeiro comboio de passageiros e mercadorias.

XS
SM
MD
LG