Links de Acesso

Luanda: Festival “Nzoji ya monandengue” destaca talento de crianças com necessidades especiais


Festival “Nzoji ya monandengue”, Luanda, Angola
Festival “Nzoji ya monandengue”, Luanda, Angola

“Nós teríamos um país melhor se apostássemos neste processo de inclusão”, Solange Feijó.

A cidade de Luanda, capital de Angola, acolhe, entre 13-19 deste mês, a I edição do Festival de Artes Infanto-juvenil, "Nzoji ya monandengue", com a particularidade de exibir o talento de crianças com necessidades especiais.

A expressão “Nzoji ya Monandengue”, na língua nacional Kimbundu, é traduzida para “sonho de criança”.

“Há muitos talentos nos bairros, periferias e cidades, mas com poucos espaços para se apresentarem. Eu senti esta dificuldade (...) por isso senti a necessidade de realizar este evento, explica Solanje Feijó, directora da Companhia de Artes Sol, que organiza o festival.

Luanda: Festival “Nzoji ya monandengue” destaca otalento de crianças com necessidades especiais
please wait

No media source currently available

0:00 0:20:58 0:00

Por outro lado, diz Feijó, “queremos que crianças que tenham alguma deficiência possam fazer parte do festival. Aliás, a prioridade é para elas. É nosso objectivo que estas crianças partilhem o palco com outras, porque nós as penalizamos muito”.

“Nós teríamos um país melhor se apostássemos neste processo de inclusão”, diz Feijó.

Feijó lamenta a falta de oportunidades para que as crianças possam ser elas mesmas e contribuir na construção do mosaico artístico-cultural nacional. “Este festival foi igualmente pensando tendo em conta os problemas que temos vivido nesta sociedade,” diz.

Ela acredita que “a arte é extremamente importante para o desenvolvimento social de um país. Estamos a viver uma insegurança e instabilidade terrível por causa de meliantes que querem a todo instante burlar, roubar, matar, mentir e destruir (...) tudo isto porque lhes faltou princípios desde tenra idade”.

Feijó, que é também actriz, sublinha que a sociedade “não tem noção de quantas pessoas o teatro retirou do mundo da delinquência, apesar da falta de aposta e de apoios aos fazedores de arte”.

Além da exibição de vários grupos, o festival "Nzoji ya Monandengue” vai homenagear a escritora Cremilda de Lima, pelos seus 57 anos dedicados à escrita de contos infantis.

XS
SM
MD
LG