O Presidente angolano, João Lourenço, conversou ao telefone com o o seu homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, nesta segunda-feira, 10.
A informação foi avançada pela Presidência na sua página no Facebook, indicando apenas que “o conflito militar em que a Ucrânia se encontra envolvido desde Fevereiro passado foi o tema abordado nesse contacto”.
Recorde-se que, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, Angola foi um dos 35 países africanos que se manteviveram neutros em relação à guerra entre os dois países numa votação na Assembleia Geral das Nações Unidas realizada em Março de 2022.
Entretanto, a 15 de Setembro, na sua posse para o segundo mandato, o Presidente angolano desafiou as autoridades russas a tomarem a iniciativa de pôr fim ao conflito com a Ucrânia, contrariando a posição anterior do Estado angolano, baseada na não condenação da invasão de Moscovo.
Ainda nesta segunda-feira, Angola foi um dos 107 paises que rejeitou um pedido da Rússia para a votaçao ser feita por voto secretos, enquanto 13 países votaram a favor e 39 se abstiveram.
Fórum