O Presidente angolano felicitou o Chefe de Estado eleito da República Democrática do Congo (RDC), Feliz Tshisekedi, e manifestou a solidariedade de Angola com o novo poder em Kinshasa.
Na mensagem enviada nesta terça-feira, 22, João Lourenço lembrou a missão de estabilidade e respeito dos direitos humanos.
“Estamos convencidos que Vossa Excelência empreenderá todos os esforços ao seu alcance no sentido de promover a inclusão de todas as forças vivas da nação congolesa e de garantir a estabilidade necessária para edificar as bases sobre as quais assentarão a concretização dos congoleses à democracia plena, ao respeito pelas diferenças e a observância estrita dos direitos humanos”, escreveu Lourenço, desejando a Tshisekedi os “maiores êxitos no desempenho da nobre e difícil missão de que foi incumbido pelo Povo congolês”.
O Presidente angolano garantiu ao novo líder congolês que “pode contar com a solidariedade de Angola, em todas as acções que realizar para impulsionar o progresso e o desenvolvimento da RDC, dentro do quadro das relações de cooperação e amizade existentes entre os nossos dois países”.
Felix Tshisekedi foi confirmado no domingo, 20, futuro Presidente da RDC e será empossado neste fim-de-semana.
O resultado oficial foi contestado por Martin Fayulu, segundo candidato melhor colocado, que classificou o processo de fraude.
A Conferência dos Bispos Católicos do Congo também revelou que os dados compilados pelos seus 40 mil monitores nas assembleias de voto confirma que o vencedor foi outro sem confirmar o nome de Fayulu.