Links de Acesso

Lourenço espera consenso no Parlamento sobre autarquias; oposição responsabiliza Governo pelos atrasos


Presidente de Angola, João Lourenço, fala na Presidência de Cabo Verde, 14 Março 2022
Presidente de Angola, João Lourenço, fala na Presidência de Cabo Verde, 14 Março 2022

O Presidente angolano reconheceu, neste segunda-feira, 14, em Cabo Verde ser uma “anormalidade” que Angola não tenha instituído ainda as autarquias locais e remeteu a decisão final para a Assembleia Nacional, que ainda tem de aprovar parte do pacote eleitoral.

Em Luanda, a oposição lembra que responsabilidade da implementação do poder local é do poder instituído.

Após o encontro com o Presidente cabo-verdiano no início de uma visita de dois dias ao arquipélago, João Lourenço reconheceu que "felizmente uma grande maioria do pacote de leis está já aprovado, resta apenas uma, daí o facto de eu dizer que neste momento estamos bem próximos de podermos digamos, começar a implementar as autarquias locais, portanto isto vai acontecer tão logo se feche esse pacote legislativo e isso deve acontecer quando a AN assim entender".

Oposição reage a declarações de João Lourenço sobre as autarquias – 2:17
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:16 0:00

O chefe de Estado angolano acrescentou haver “uma pequena dificuldade na falta de consenso com relação sobretudo a uma questão, se as eleições serão feitas em simultâneo ou não", mas afirmou acreditar "que o bom senso acabará por prevalecer e logo que isso seja ultrapassado o Chefe de Estado estará em condições de convocar as eleições".

Em Luanda, o porta-voz do PRS, Manuel Ribaia, responde a Lourenço dizendo que as eleições autárquicas estão dependentes da “vontade política do poder político institucionalizado em Angola”.

A mesma opinião tem João Nazaré, secretário executivo nacional para Informação e Marketing da CASA-CE, quem lembra que “o Presidente da República sempre demostrou que as eleições não deviam ser realizadas no período de 2017/ 2022, por falta de vontade política”.

Em Washington, onde terminou no fim de semana uma visita, o presidente da UNITA prometeu instituir o poder local caso ganhe as eleições de Agosto.

XS
SM
MD
LG