Links de Acesso

Thomas-Greenfield diz que situação em Cabo Delgado melhorou mas terroristas"ainda são uma ameaça"


Linda Thomas-Greenfield, Embaixadora dos EUA nas Nações Unidas.
Linda Thomas-Greenfield, Embaixadora dos EUA nas Nações Unidas.

A embaixadora americana junto das Nações Unidas falou da recente visita a Moçambique e destacou o encontro com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação em que abordaram a cooperação entre os dois países no Conseljho de Segurança

A embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas alertou que os terroristas continuam a ser uma ameaça na província moçambicana de Cabo Delgado, apesar da melhoria da situação, com a expulsão dos insurgentes das principais áreas urbanas.

No encontro diário com a imprensa no Departamento de Estado na quarta-feira, 1, Linda Thomas-Greenfield disse ter abordado, na sua recente visita a Moçambique, durante “muito tempo” a situação em Cabo Delgado”, em discussões com o Governo, a ONU e embaixada americana.

Não se pode ser neutro quando um país invade um Estado soberano, diz Linda Thomas-Greenfield
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:15 0:00

“De facto, a situação melhorou. Ao trabalharem com os ruandeses e outras forças regionais, eles conseguiram expulsar os terroristas das principais áreas urbanas ou pelo menos das cidades”, afirmou a diplomata, alertando, no entanto, que eles "ainda são uma ameaça e continuam a aterrorizar as pessoas”.

Instada a comentar a situação, ela abordou também a situação humanitária, dizendo que “conseguimos obter assistência humanitária, as ONG estão a trabalhar lá, a USAID tem um programa extenso e o sector privado está a voltar aos poucos”.

Thomas-Greenfield destacou ainda o encontro que manteve com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verônica Macamo, no qual foi abordado o “histórico primeiro mandato” de Moçambique no Conselho de Segurança da ONU.

Ministra Verónica Macamo recebe embaixadora americana Linda Thomas-Greenfield
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:54 0:00

“Discutimos como podemos usar o Conselho, bem como nosso relacionamento bilateral, para promover prioridades compartilhadas, como os direitos e a liderança de mulheres e meninas e as ameaças à segurança regional”, afirmou a embaixadora, acrescentando que também abordaram o combate às mudanças climáticas.

“Eu também me ofereci como voluntária ao lado de activistas e grupos da sociedade civil para ajudar a restaurar a última floresta costeira de mangais remanescente na área urbana de Maputo (…) que é uma importante defesa natural contra os efeitos da mudança climática que devemos proteger”, disse.

Durante a sua estada na capital moçambicana, Maputo, Linda Thomas-Greenfield, além das autoridades governamentais, encontrou-se com funcionários da ONU membros da sociedade civil, empresários, estudantes, activistas e antigos participantes do programa de intercâmbio Iniciativa para Líderes Jovens Africanos (Yali).

Além de Moçambique, a embaixadora americana junto das Nações Unidas visitou o Gana e Quénia.

Fórum

XS
SM
MD
LG