Links de Acesso

Liga Guineense dos Direitos Humanos denuncia espancamentos de cidadãos do país pela polícia angolana


Brigada canina da polícia de Luanda

No Facebook a organização acusa a polícia de ser insensível aos direitos humanos

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) denuncia na sua página de Facebook espancamentos de cidadãos guineenses em Angola por parte da polícia no âmbito da “Operação Transparência”, que desde 25 de Setembro expulsou mais de 330 mil estrangeiros do país.

“À semelhança do que aconteceu com migrantes de outras nacionalidades, nos últimos tempos, temos recebido denúncias de espancamentos e maus-tratos dos cidadãos guineenses que vivem na República de Angola”, diz a organização, acrescentando que “as informações e imagens chocantes que circulam nas redes sociais apenas são a ponta do iceberg de uma corporação policial insensível aos direitos humanos, onde a cultura de impunidade é institucionalizada”.

A LGDH afirma reconhecer que Angola tem o direito de defender a integridade do seu território, e, "sobretudo, proteger os seus recursos naturais", mas acrescenta que o que “a polícia angolana não pode, é prender ilegalmente os cidadãos estrangeiros e espancá-los brutalmente, em nome de uma operação caracterizada de elevados sentimentos xenófobos”.

O post, com data de 29 de Outubro, é ilustrado por uma foto de um suposto guineense preso e que terá sofrido espancamentos por parte da polícia angolana.

Fontes próximas da organização adiantam que a LGDH vai escrever na quarta-feira, 31, ao Governo para pedir a sua intervenção junto das autoridades angolanas.

Operação Transparência detém 175 estrangeiros ilegais em Malanje
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:43 0:00

Veja mais artigos sobre a "Operação Transparência":

"Operação Transparência" levanta críticas à actuação do Governo

Analistas pedem solução diplomática na crise de refugiados entre Angola e RDC

Angola Fala Só - Padre Celestino Epalanga: "Operação Transparência" tem que ser transparente

"Operação Resgate" arranca em Novembro em Angola

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG