Links de Acesso

Líder da oposição ugandesa detido pela quarta vez em uma semana


Detenção de Kizza Besigye
Detenção de Kizza Besigye

Museveni diz que não acredita na alternância de mandatos.

A polícia do Uganda voltou a prender, hoje, Kizza Besigye, líder da oposição derrotado nas eleições da semana passada.

Antes de ser detido, Besigye havia considerado as eleições fraudulentas.

Besigye foi detido quando se preparava para ir à sede da Comissão de Eleições, na capital Kampala, reunir dados para preparar uma reivindicação formal.

É a quarta detenção de Besigye em oito dias. O porta-voz da policia de Kampala, Patrick Onyango, disse que Besigye foi detido por ter mobilizado jovens para assaltarem a Comissão de Eleições.

O governo do Uganda anunciou que Museveni ganhou as eleições de quinta-feira com uma margem de 60.8 por cento contra 35.4 de Besigye.

O advogado Peter Magelah, gestor de projectos na organização Chapter Four, disse que Besigye poderá contestar o resultado das eleições num período de dez dias após o anúncio.

“Se o partido no poder acredita que ganhou genuinamente, então que o deixem contestar. Se não houver evidência, ele perderá a causa em tribunal,” disse Magelah.

Em vez da detenção, Magelah opinou que as forças de segurança deveriam ter facilitado os planos de Besigye de busca de evidência de forma segura e sem colocar outros em risco.

Mas o advogado Roberto Kirunda tem outra opinião. Acha que a polícia poderia ter procurado provas para Besigye, uma vez que indo buscar sozinho poderia resultar em perturbações à paz.

Kirunda sublinha que Besigye foi detido antes de ter cometido qualquer transgressão.

A oposição e observadores internacionais criticaram o modo como as eleições foram geridas.

Museveni desqualificou, por exemplo, críticas de observadores da União Europeia sobre o ambiente de intimidação e falta de transparência nas eleições.

No poder desde 1986, Museveni disse à imprensa que não acredita no sistema de alternância de mandatos.

XS
SM
MD
LG