Links de Acesso

Legado de Samakuva: Colegas e analistas destacam união do partido


Isaías Samakuva
Isaías Samakuva

Fundador da UNITA lembra como encontro o partido depois da morte de Savimbi

O presidente da UNITA vai deixar o partido e enquanto os eventuais candidatos à sua sucessão preparam-se para lançar-se na corrida, a VOA quis saber qual o legado de Isaías Samakuva, depois de 14 anos à frente do partido fundado por Jonas Savimbi.

A herança de Samakuva na UNITA - 2:27
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:27 0:00

Da união do partido a um exemplo para a democracia Angola ao deixar a liderança, os entrevistados falam num balanço “muito positivo).

O “mais velho” Jose Chiwale, membro da UNITA deste a sua fundação em 1966, diz que o legado deixado por Isaías Samakuva à frente dos destinos da UNITA é impar.

“É um legado ímpar, o presidente Samakuva não só salvou a UNITA, mas os próprios angolanos de uma hecatombe logo após a morte de Jonas Savimbi, quando nos sentíamos órfãos e perdidos, e foi Samakuva quem juntou novamente a UNITA e agigantou-a até este ponto, a sua retirada é também uma lição de democracia para Angola", sublinhou Chiwale.

Alcides Sakala
Alcides Sakala

Outro companheiro de Samakuva, Alcides Sakala, porta-voz da UNITA, acha que pelo contexto em que encontrou o partido Isaías Samakuva merece uma vénia.

"Samakuva é um homem ponderado, ouve toda a gente antes de tomar decisões”, lembra Sakala, lembrando que “não foi fácil substituir Jonas Savimbi, mas a forma como uniu e reergueu de novo a UNITA e o manteve como está hoje, preciso fazer uma vénia a Samakuva porque outros partidos históricos em Africa sucumbiram".

Por seu turno, o politólogo e jornalista Alberto Cafussa considera que Isaías Samakuva cometeu alguns erros, como a exclusão de alguns membros de proa da UNITA, mas deixa um legado positivo.

"Naturalmente Isaías Samakuva cometeu alguns erros como, por exemplo, o de exclusão de alguns membros influentes na UNITA, como Jorge Valentim e outros, mas houve mais vantagens que desvantagens, Samakuva pegou na UNITA fragilizada, conseguiu 16 deputados em 2008, em 2012 subiu para 32 e agora deixa a presidência do partido com 51 deputados”.

XS
SM
MD
LG