Links de Acesso

Lava do Vulcão do Fogo ameaça nova aldeia


As chamas do vulcão em erupção na ilha cabo-verdiana do Fogo, pintam os céus de vermelho. 23 Novembro 2014
As chamas do vulcão em erupção na ilha cabo-verdiana do Fogo, pintam os céus de vermelho. 23 Novembro 2014

Erupção começou a 23 de Novembro.

A lava do Vulção do Pico, na ilha cabo-verdiana do Fogo, chegau esta sexta-feira, 19, à zona de Ilhéu de Losna, uma das principais propriedades de cultivo de uva em Chã das Caldeiras. A torrente atingiu três das casas daquela zona, conforme informações da especialista em Vulcanologia da Universidade de Cabo Verde, Vera Alfama.

O Ilhéu de Losna é uma zona habitada por poucas famílias, mas é onde está localizada a adega de vinho do produtor Eduíno Lopes e grandes parcelas de terreno de cultivo de vinha.

Com o aproximar das lavas o viticultor, Eduíno Lopes viu-se obrigado a evacuar mais de 40 mil litros de vinho das suas propriedades.

Além de atingir grandes propriedades de plantas frutíferas, teme-se que a lava possa atingir nas próximas horas a única via alternativa a Portela.

Entretanto, a frente de lava que dista 3,5 quilómetros do povoado de Fernão Gomes continua estagnada, sem nenhum avanço no terreno.

O vulcão entrou em erupção a 23 de Novembro, desclocou cerca de 1200 pessoas,destruiu dois povoados e muitos terrenos cultiváveis, mas não fez nenhuma vítima mortal.

XS
SM
MD
LG