Links de Acesso

López Obrador promete lutar contra pobreza e o neoliberalismo


López Obrador
López Obrador

Donald Trump diz estar "ansioso por trabalhar" com novo Presidente

O candidato do Movimento Regeneração Nacional (Morena), Andrés Manuel López Obrador é o novo Presidente de México, revelou na madrugada desta segunda-feira, 1, o Instituto Nacional Eleitoral.

O antigo presidente da Cidade do México deve conseguir entre 53% e 53,8% dos votos no resultado final.

As pesquisas de boca de urna indicavam a vitória de Obrador com cerca de 45% dos votos.

López Obrador, candidato de esquerda, que concorreu ao cargo pela terceira vez, superou nas urnas o economista José Antonio Meade, candidato do Partido Revolucionário Institucional, no poder, o conservador Ricardo Anaya, candidato de uma coligação de direita e Jaime Rodriguez.

Durante a campanha, prometeu lutar contra a pobreza e o "neoliberalismo" que, segundo ele, "causou muitos danos ao México".

Em particular, ele diz pretender lançar grandes projectos sociais, aumentar o salário mínimo, facilitar o acesso à Internet para todos, oferecer bolsas de estudo aos estudantes e assegurar a autossuficiência alimentar do país.

O Presidente americano Donald Trump felicitou López Obrador numa mensagem na sua conta no Twitter em que disse estar ansioso para trabalhar com ele porque há muito para ser feito em benefício dos Estados Unidos e do México.

XS
SM
MD
LG