Links de Acesso

Líder republicano no Senado reconhece vitória de Joe Biden


Mitch McConnell, líder dos republicanos no Senado
Mitch McConnell, líder dos republicanos no Senado

Mitch McConnell anunciou que vai telefonar Presidente eleito ainda hoje para o felicitar

O líder da maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell, reconheceu a vitória de Joe Biden na eleição de 3 de novembro e disse que vai telefonar ao democrata ainda nesta terça-feira, 15.

“O Colégio Eleitoral falou, portanto, hoje, quero felicitar o Presidente eleito Joe Biden”, afirmou o mais importante líder republicano do país, num discurso no plenário do Senado, após semanas a recusar reconhecer a vitória de Biden e a manter apoio ao posicionamento do Presidente Donald Trump.

McConnell acrescentou que “muitos de nós esperávamos que a eleição presidencial produzisse um resultado diferente", mas reconheceu que “o nosso sistema de Governo tem processos para determinar quem será empossado a 20 de janeiro.”

O senador também felicitou Kamala Harris a quem se referiu como "vice-presidente eleita".

“Além das nossas diferenças, todos os americanos podem orgulhar-se de que o nosso país tem uma vice-presidente eleita pela primeira vez”, afirmou.

O Colégio Eleitoral confirmou ontem a vitória de Joe Biden e Kamala Harri.

Os votos expressos manualmente nas capitais dos 50 Estados e no Distrito de Columbia serão agora enviados ao Senado até o dia 23 e no dia 6 de janeiro o Congresso reúne-se para confirmar os resultados.

O Presidente Donald Trump, mesmo depois da votação no Colégio Eleitoral, continua a dizer que “a eleição não acabou”, enquanto alguns apoiantes dele admitem levantar o tema da “fraude” na sessão do Congresso.

Especialistas dizem que uma eventual acção nesse sentido não terá nenhuma consequência em virtude dos democratas terem a maioria na Câmara dos Deputados, onde qualquer proposta republicana será chumbada e no Senado, controlada pelos conservadores, muitos senadores republicanos já se manifestaram que Joe Biden é o Presidente eleito.

XS
SM
MD
LG