Links de Acesso

Líder da Renamo promete convocar manifestações contra resultados das eleições


Filipe Nyusi e Ossumo Momade
Filipe Nyusi e Ossumo Momade

O presidente da Renamo prometeu nesta segunda-feira, 30, realizar manifestações contra os resultados eleitorais por considerar que a Frelimo manipulou os órgãos eleitorais "para favorecer o perdedor".

Líder da Renamo promete convocar manifestações contra resultados das eleições
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:15 0:00

"Nestas eleições, a Frelimo ultrapassou todos os limites de imoralidade e intolerância política e avidez pelo poder. A Frelimo instrumentalizou a Comissão Nacional de Eleições e o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, para manipular a verdade eleitoral, atribuindo vitória ao perdedor", disse Ossufo.

Em reacção, o porta-voz da Frelimo, Caifadine Manasse, afirmou que "esta é mais uma manifestação que a Renamo convoca, o que é nornal para este partido em processos eleitorais. Isso é mais para não dizerem que não estão lá".

Ossufo Momade falava durante uma conferência de imprensa, durante a qual voltou a negar o envolvimento da Renamo nos ataques armados que ocorrem na zona centro, e exigiu do Governo a criação de uma comissão independente para a sua investigação.

Entretanto, para o académico Jorge Fernando, tendo em conta a gravidade da situação política no país, há toda uma necessidade de “envolvimento de diferentes actores da sociedade”, nos esforços para ultrapassá-la.

Por seu turno, o cardeal de Maputo, Dom Francisco Chimoio, considera ser necessário que haja paciência e boa vontade, tanto do Governo quanto da Renamo para resolver a presente situação.

"É preciso perceber que é o povo que deve ser servido da melhor maneira possível", concluiu Francisco Chimoio.

XS
SM
MD
LG