A moeda angolana atingiu o valor mais baixo desde de Setembro de 2001, com uma queda de 15 por cento em relação ao dólar, revelou nesta segunda-feira a agência especializada em economia, Bloomberg.
Para a mesma fonte, o dia devastador para os mercados mundiais afectou também o kwanza.
A mudança de ano trouxe uma maior abertura do Banco Nacional de Angola à desvalorização do kwanza e o impacto está a ser fortemente negativo para a moeda angolana.
A cotação pouco superior a 158 kwanzas por dólar registada às 12:35 de hoje é a mais baixa de sempre face à moeda americana.
Para os especialistas da Bloomberg, essa realidade espelha a decisão do banco central angolano de permitir a perda de valor ditada pelos investidores.
Na semana passada, o kwanza foi vendido a uma taxa média de 156,386 em comparação com 135,988 na semana anterior, revelou Banco Nacional de Angola no seu site no último dia de 2015.
O governador do banco central José Pedro de Morais é citado pela como estando a tentar reduzir a diferença entre a taxa oficial do kwanza e aquele que circula no mercado negro, onde a moeda chegou a 280 por dólar no ano passado.
Recorde-se que o kwanza viveu em 2015 o pior ano desde 2003, com uma queda acumulada de 24% entre o início de Janeiro e o final de Dezembro.
A queda de mais de 65 por cento no preço do crude desde Junho 2014 reduziu a entrada de dólares na economia do segundo maior produtor de petróleo da África subsaariana.