Links de Acesso

Kwanza Sul cria prémio provincial de cultura e artes


Panorama da cidade de Sumbe na província de Kwanza-Sul
Panorama da cidade de Sumbe na província de Kwanza-Sul

Na antecâmara do dia consagrado à cultura nacional, que se celebra a 8 de Janeiro, o governo do Kwanza-Sul instituiu o prémio provincial de cultura e artes.

No Kwanza-Sul, as danças kimbwelela, katâmbi, kangondó e tchingândji constituem o património mais conhecido, reflectindo uma característica do povo kwanzasulino.

Aqui, a cultura na língua latina, que entre os romanos tinha o sentido de agricultura por se referir ao cultivo da terra, é ainda hoje conservada quando se refere à cultura da soja, arroz, entre outros produtos.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:08 0:00
Faça o Download

No entanto, ao nível da expressão do viver popular muitas são as manifestações culturais deste povo, por só bem com características próprias.
Neste sentido,o Governo provincial decidiu apostar na promoção da cultura e das artes da região.

Na antecâmara do dia consagrado à cultura nacional, que se celebra a 8 de Janeiro, o governo do Kwanza-Sul instituiu o prémio provincial de cultura e artes, entre várias outras actividades que integram um vasto programa de realizações culturais.

Com a institucionalização deste prémio, o Governo provincial pretende incentivar os fazedores de cultura a investigarem mais e a primarem pelo resgate dos valores cívicos e culturais para a identidade que se impõe.

No evento devem participar os administradores dos 12 municípios, agentes culturais, artistas plásticos, músicos, fazedores de teatro, autoridades tradicionais, escultores, historiadores, entre outros
XS
SM
MD
LG