Links de Acesso

Kalupeteka está bem de saúde, dizem autoridades


 Julino Kalpueteka na prisão
Julino Kalpueteka na prisão

Serviços prisionais publicam foto do líder religioso e dizem que este foi submetido a testes médicos após alegações de familiares

As autoridades prisionais angolanas negaram veementemente notícias de que o líder religioso Julino Kalupeteka se encontra doente mas confirmaram que não há planos para o transferir para o Huambo como pedido pela família.

Kalupeteka, líder da seita “A Luz do Mundo” está a cumprir uma pena de 27 anos de prisão por homicídio na sequência de confrontos no Huambo em que vários polícias foram mortos.

Recentemente um filho de Kalupeteka alegou á Voz da América que o líder religioso se encontrava doente e que as autoridades não estavam a dar-lhe atenção médica que ele deveria ter.

Meneses Cassoma, porta-voz dos serviços prisionais disse que na sequência das alegações Kalupeteka foi submetido a vários testes médicos e que se encontra de boa saúde.

“Aquela informação de que esta muito doente não é verdade” disse tendo posteriormente fornecido uma foto de Kalupeteka.

Cassoma confirmou que a cadeia de Benguela recebeu um pedido de transferência mas que o líder religioso não foi transferido por não ser da competência daquela unidade prisional decidir sobre a transferência interprovincial de qualquer recluso.

O porta-voz fez ainda notar que os reclusos não são transferidos por vontade própria mas sim obedecendo a um plano da direção nacional dos serviços prisionais.

“Transferências regra geral são feitas em função da direção nacional dos Serviços Penitenciários e não a pedido da família ou do recuso”, disse não pondo contudo de parte a possibilidade de isso acontecer.

“Ele pode cumprir pena em qualquer dos 41 estabelecimentos do país”, disse fazendo notar que Kalupeteka já tinha estado em três outras prisões.

XS
SM
MD
LG