Links de Acesso

Quénia: Uhuru Kenyatta apoia candidatura do seu eterno rival Raila Odinga à Presidência


Uhuru Kenyatta, Presidente do Quénia (esq), cumprimenta o líder da oposição Raila Odinga (dir), em Nairobi, Quénia, 9 Março 2018
Uhuru Kenyatta, Presidente do Quénia (esq), cumprimenta o líder da oposição Raila Odinga (dir), em Nairobi, Quénia, 9 Março 2018

Dois antigos adversários unem forças para as eleições de Agosto

O Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, anunciou neste sábado, 12, o seu apoio à candidatura à Presidência do seu “eterno adversário” político, Raila Odinga, semanas depois dos respectivos partidos terem unidoforças para as eleições presidenciais e parlamentares que se realizam em agosto.

"Escolhemos Raila Odinga sem qualquer oposição para ser o quinto Presidente do Quênia", disse Kenyatta a milhares de pessoas na capital Nairóbi.

Em resposta, Odinga, de 77 anos de idade, respondeu dizendo que aceitou "a indicação com absoluta gratidão e dedicação ao nosso povo".

Com este anúncio fica formalizada a união das duas principais dinastias políticas do Quénia, que têm uma longa história de oposição nas urnas, o partido Jubileu, liderado por Uhuru de Kenyatta, e a coligação Azimio la Umoja, presidida por Odinga.

Antes, Kenyatta indicou William Ruto como seu escolhido, mas ele foi depois afastado do partido Jubileu.

XS
SM
MD
LG