Links de Acesso

Sérgio Moro na lista dos 100 mais influentes do mundo


Sérgio Moro, juiz brasileiro, Creative Commons
Sérgio Moro, juiz brasileiro, Creative Commons

Juiz que dirige a operação Lava Jato homenageado esta terça-feira em Nova Iorque.

O juiz brasileiro Sérgio Moro foi homenageado nesta terça-feira, 26, pela revista americana Time que o incluiu na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Ao chegar à cerimónia em Nova Iorque, acompanhado da mulher, Moro disse que ter o seu nome na lista "honra muito a instituição, o trabalho institucional" e afirmou que a homenagem é o “reconhecimento também que o Brasil dá passos importantes na prevenção e no combate à corrupção”, o que, para ele, “nessa perspectiva”, é muito positivo”

Único brasileiro citado na lista deste ano, divulgada na quinta-feira, 21, Sérgio Moro integra a categoria "Líderes", ao lado de nomes como Barack Obama, François Hollande, Angela Merkel, Vladimir Putin e Kim Jong Un.

Sem uma ordem definida, a lista tem ainda personalidades como Mark Zuckerberg, Usain Bolt, Leonardo DiCaprio e Papa Francisco.

O texto da Time lembra que o juiz paranaense é chamado no Brasil de "SuperMoro" e tem o nome cantado nas ruas "como se fosse uma estrela de futebol". "

Mas, continua a revista, “Sérgio Moro é apenas um juiz, mas um que trabalha num escândalo de corrupção tão grande que poderia derrubar uma Presidente e talvez mudar uma cultura de corrupção que há muito tem prejudicado o progresso de seu país".

"Moro tem sido acusado de ignorar o devido processo legal, mas ele tem estado disposto a avaliarosseus casos no tribunal da opinião pública”, continua Time, lembrando que “a maioria dos brasileiros sente que as suas tácticas de 'cotovelos afiados' valem a pena por um país mais limpo".

Há pouco tempo, a também revista americana “Fortune” considerou Moro "13º líder mais influente para transformar o mundo".

XS
SM
MD
LG